Buscar
  • muriloscorisa

O time do contra.

Sistemas fotovoltaicos são sempre encarados como um bom investimento. E todo futuro proprietário quer saber: quando a coisa toda se paga? A primeira coisa a sinalizar é que, independente da economia mensal nas contas de energia, a instalação de um sistema fotovoltaico valoriza o imóvel. Seja para venda ou aluguel, é de se imaginar que a atratividade seja maior por imoveis que tenham a tecnologia instalada. Mas é em termos de fluxo financeiro que todos buscam a resposta para o retorno do investimento. E a lógica mais aplicada é a de payback simples (é sem dúvida a mais intuitiva e mais adotada no mercado). A conta, como o prórpio nome diz, é simples: divide-se o valor do sistema pela economia mensal proporcionada, chegando assim em um número de meses no qual sistema terá atingido uma economia total igual ao valor pago por ele. Para pessoas mais empenhadas, ainda pode-se aplicar cálculos de fluxo financeiro para uma projeção mais precisa.

Em números: estamos em setembro de 2019 e o retorno na região metropolitana de Campinas ocorre entre 3 e 5 anos, dependendo do projeto.

Além do preço do sistema e sua geração média estimada, é interessante destacar que o retorno do investimento é altamente influenciado por fatores externos, em especial os constantes aumentos da tarifa e as bandeiras tarifárias. Quando se anuncia um aumento na tarifa de energia, a primeira reação geral costuma ser a boa e velha indignação brasileira. Menos para o tranquilo proprietário de um sistema fotovoltaico: como compensação de energia é feita em kWh, quanto maior for o a tarifa, maior será a economia, e consequentemente mais rápido será o retorno. Simples, né? Agora que ficou claro como o retorno é afetado pela tarifa de energia, fica o aviso: quando o leitor for reclamar sobre o aumento nas tarifas de energia para aquele seu amigo ou parente que já tem energia solar em casa, saiba que eles podem até padecer de seu sofrimento, mas estão secretamente soltando rojões mentais pois sabem que o dinheiro deles está rendendo ainda mais!






36 visualizações

R. Paraná, 27 - Vila Brasil

 Santa Bárbara d'Oeste - SP, 13451-095, Brasil

(19) 3455-0600

(19) 9 8443-2306